sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Carnaval do Manu Chao

Compartilhar
Todo Carnaval é a mesma coisa em Curitiba. De diferentes formas, a festa provavelmente é a mais comemorada no Brasil. Porém, o agito carnavalesco há muito tempo não anima a capital paranaense.

E é justamente essa fama construída por Curitiba que afasta cada vez mais os foliões da cidade. A diferença de 2012 para os outros anos foi, sem dúvida, a repercussão do pré-Carnaval dos Garibaldis e Sacis, tradicional no Largo da Ordem. O motivo, infelizmente, foi a quase tragédia registrada na semana passada por conta de policiais despreparados e marginais que não entendem a proposta da festa. Ou da vida. Vai saber...

E foi vestido com a camisa do tradicional bloco curitibano que Manu Chao subiu ao palco do Curitiba Master Hall na noite desta sexta-feira. Uma homenagem mais do que justa feita por um artista que, como poucos, sabe fazer festa.

Por quase duas horas, o cantor franco-espanhol pulou, dançou, cantou em português, espanhol, francês, inglês, como se estivesse sobre um trio elétrico. Um show tão humano e sincero que parece não ter duração ou músicas pré-definidas. Manu repetia músicas, entrava e saia do palco a qualquer grito do público e mostrava o quanto estava feliz e fazia aquilo com prazer. O Master Hall virou uma pista de dança.

Respeito, alegria, paz e amor demonstrados por um público que talvez seja o mais heterogêneo em um show. Crianças com não mais de 8 anos dançando na roda com um senhor de cabeça branca. No fundo, uma música latina com influência de ritmos de todo o mundo. É essa riqueza que faz de Manu Chao um artista diferente. Parece que ele aprende e incorpora algo de novo nas suas composições a cada visita a um país novo.

Clandestino, Me Gustas Tu, Mr. Bobby e até a brasileiríssima Tadibobeira foram algumas das músicas tocadas. Sem compromisso, sem fazer média com o público, sem pirotecnia e dando a impressão que, se pudesse, tocaria a noite inteira, até a bateria do público acabar. Um Carnaval que Garibaldis e Sacis assinariam. O Carnaval que Manu Chao deu de presente aos curitibanos. Nem tudo está perdido. "Próxima Estación: Esperanza".

Siga o CuritibaWebRock no twitter e no facebook para receber todas as notícias dos shows em Curitiba.

No vídeo, Clandestino e La Primavera com Me Gustas Tu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário